Tubos e Conexões em PEAD - PP - CPVC - PVC-U

Diferenas entre as Soldas de Eletrofuso e Termofuso

As Soldas por Eletrofusão e Termofusão são métodos utilizados para unir tubulações de termoplásticos - polipropileno, polietileno (PEAD) e poliamida - com conexões de sobreposição ou encaixe. O princípio básico das aplicações é o mesmo: é necessário calor para que a fusão ocorra entre os materiais.

Diferenças entre as Soldas de Eletrofusão e Termofusão

Apesar da semelhança entre os métodos de Solda, cada um tem suas particularidades.

Na Eletrofusão, é necessária uma conexão com resistência que receba uma corrente elétrica para fazer o aquecimento e a fusão do material, tanto de conexões quanto de tubos. Esse processo é chamado de união molecular.

Na Termofusão, a união é feita por topo, juntando as extremidades de um tubo com outro, tanto barras como bobinas. Nesse processo, as extremidades se fundem ao inserir uma placa aquecida à 220C entre as faces do tubo e, dessa maneira ocorre a união.

A Solda por Termofusão é mais complexa, pois é feita sob pressão. As superfícies são pressionadas umas contra as outras para gerar uma pressão de solda e uma resistência mecânica.

Preparação e processo para a Solda de Eletrofusão

O primeiro passo ao iniciar a Solda por Eletrofusão é a preparação do tubo e a conexão que serão fundidos. Após isso, é feita uma raspagem na superfície do tubo para remover a camada oxidada. Feita a raspagem, é hora de limpar a superfície. Para isso, é utilizado um papel toalha e álcool isopropílico.

A PEAD Brasil possui máquinas para vendas e locação e tem uma equipe especializada em Solda por Eletrofusão

São feitas marcações para ter uma referência do encaixe da conexão com o tubo. Para que não haja nenhum tipo de interferência no momento da solda, é importante utilizar o alinhador para manter o conjunto com a conexão e a tubulação imóvel durante o processo.

Após utilizar o alinhador, os cabos da máquina são plugados nos conectores da conexão de Eletrofusão. Dessa forma, a resistência interna da peça aquece ao receber corrente elétrica e ocorre a fusão entre os materiais.


Preparação e processo para a Solda de Termofusão

Ao iniciar a Solda de Termofusão, é utilizado um equipamento com quatro abraçadeiras. É necessário encontrar o diâmetro externo da tubulação e o SDR do tubo, informações dispostas na própria tubulação. Outra informação importante para o processo é a pressão que deve ser transferida para a máquina, uma vez que uma solda é pressionada contra outra para a fusão. As informações necessárias são encontradas na tabela de solda da própria Máquina de Termofusão.

Somos especialistas em Solda por Termofusão e contamos com máquinas modernas e que oferecem alta resistência no processo

Com todas as informações em mãos, é hora de começar o procedimento de fato. A tubulação é disposta na máquina e travada com as abraçadeiras. Após isso, é utilizado o faceador, responsável por esquadrejar as superfícies do tubo, removendo qualquer imperfeição de corte e deixando as extremidades perpendiculares para executar a solda. Após o faceamento, é feita a limpeza com papel toalha e álcool isopropílico.

Para que o derretimento de superfícies ocorra e chegue ao ponto de fusão, é inserida uma placa aquecida a 220C pelo tempo estipulado na tabela da Máquina de Termofusão. Em seguida, é feito o resfriamento com as superfícies pressionadas, de acordo com o tempo indicado na tabela. Depois de passado o tempo de resfriamento, a tubulação deve ser retirada da máquina.

Treinamentos da PEAD Brasil

Se você precisa capacitar seus colaboradores em Soldas de Eletrofusão e Termofusão, a PEAD Brasil realiza treinamentos que vão da teoria à prática. Atendemos em todo o território nacional. Entre em contato conosco e saiba mais!

Treinamento de Eletrofusão e Termofusão realizado na Sabesp de Itaí (SP)

Procura Máquinas para Solda por Eletrofusão e Termofusão ou profissionais que realizam esse serviço? Você está no lugar certo! A PEAD Brasil é especialista no assunto. Entre em contato e faça um orçamento.

Entre em Contato

Código